Lelio Lauretti

O Profissional

Professor, Consultor e Palestrante

Lélio Lauretti, consultor de empresas e outras organizações, no planejamento, desenvolvimento e lançamento de relatórios anuais, códigos de conduta e regimentos internos, particularmente, em especial para os comitês de conduta.

Participa de várias iniciativas importantes para o nosso mercado tais como:

Apoio a criação e o desenvolvimento de algumas instituições do mercado de capitais como a Bovespa Supervisão de Mercado; além desta, a Abrasca – Assossiação Brasileira de Sociedades Abertas, o IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, a CAM – Câmara de Árbitros do Mercado e a Ancord – Assossiação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Valores, nas quais faz parte do conselho até hoje.

Criou o Prêmio Abrasca de Melhor Relatório Anual, em 1999, com o apoio de quase todas as entidades do mercado de capitais. E por 21 anos consecutivos tem sido o palestrante principal nos eventos de entrega.

Em conjunto com um grupo de cerca de 20 pessoas, ajudou a fundar o IBGC, em 1995. E hoje, o Instituto é referência em Governança Corporativa.

Desenvolveu uma metodologia para a elaboração de códigos de conduta ética – os Códigos de Conduta – dentro das próprias empresas, por meio de grupos de trabalho internos.

Autor do livro Relatório Anual – Veículo por Excelência da Comunicação Institucional –, primeiro no Brasil a cuidar do assunto (última edição em 2003). Coautor do livro “Código de Conduta: Evolução, Essência e Elaboração. A ponte entre a Ética e a Organização”, publicado pela Editora Forum, 2019. Tem também coautorias, inclusive no México: Governança Corporativa – Internacionalização e Convergência (Saint Paul), El Gobierno Corporativo Em Mexico (IMEF) e Etica na Vida das Empresas – Maria do Carmo Whitaker (DVS Editora).

Colaborador assíduo das revistas RI e Capital Aberto.

Professor de Governança Corporativa e Ética Empresarial no IBGC, na FIA-USP e na Saint Paul Business School.

É portador de vários diplomas de Excelência Didática em Educação Executiva, o mais recente dos quais, foi recebido em 06/12/2018.